
Centro Histórico de Floripa ganha mais vida e charme
- Posted by sabrina
- On dezembro 2, 2015
- 0 Comments
- Comunicaz, Dimas Construções, FloripaHub, textos Sabrina Domingos
Ruas limpas, calçadas largas com pavimento unificado, prédios históricos preservados, iluminação eficiente, ciclovias e mobiliário urbano que proporcionam conforto e segurança. Essas características que remetem à qualidade de grandes capitais mundiais serão adotadas em Florianópolis por meio de uma série de projetos que estão em planejamento e execução para revitalizar e humanizar o Centro Histórico da Ilha. Aos poucos, os espaços ganham ares mais agradáveis, tornando a região atrativa para os pedestres que desejam curtir a cidade em momentos que vão além do horário tradicional dos comércios.
Entre as mudanças que já estão em prática, destaca-se a reforma e reabertura da ala sul do Mercado Público, a criação de projetos culturais e musicais, feira de orgânicos, incentivo a instalação de empresas start-ups e requalificação dos espaços comerciais em parceria com lojistas.
A Dimas Construções também participa desse movimento com o projeto Da Praça ao Parque, que prevê a revitalização da tradicional e emblemática Rua Felipe Schmidt, entre a Praça XV de Novembro e o Parque da Luz.
“A ideia é trazer mais equilíbrio entre comércio e residências e diversificar as opções de uso da rua, oferecendo mais segurança, atrativos e condições de movimentação para os pedestres”, afirma a arquiteta Juliana Castro, da Jardins e Afins, que desenvolveu projeto em parceria com a equipe do escritório Prospectiva, coordenado pela arquiteta Lilian Mendonça.
Elaborado como medida compensatória aos impactos de vizinhança decorrentes da implantação do novo empreendimento D/One Home Design, o projeto da Dimas Construções foi organizado em etapas que contemplaram o histórico da evolução urbana, o diagnóstico detalhado do local e a proposição de soluções. A execução deverá ser viabilizada por meio de iniciativas que envolvam parcerias público/privada, captação de recursos governamentais e fontes próprias.
Entre as principais propostas para revitalizar a Rua Felipe Schmidt está a melhoria da pavimentação, mantendo em alguns pontos o piso original, e buscando uma continuidade que facilite a locomoção de pedestres, cadeirantes e deficientes visuais. Nas áreas onde também há circulação de veículos, a sugestão é criar uma rua compartilhada, com calçadas rebaixadas, em que os carros tenham acesso, apesar de a preferência ser para passagem a pé. “Essa é uma alternativa para reforçar a vocação da rua como espaço do pedestre, sem expulsar o automóvel como acontece quando são criados calçadões, permitindo, por exemplo, que moradores cheguem com seus veículos em casa”, diz Juliana Castro.
A arquiteta afirma que a inclusão de mobiliário urbano, como lixeiras, bancos, postes e floreiras, vai ajudar a tornar o passeio mais agradável e seguro. Os elementos conflitantes também serão retirados do caminho para dar mais amplitude ao ambiente. Além disso, o projeto prevê mudança para cabeamento subterrâneo, instalação de placas alusivas em prédios históricos e sinalização indicativa de pontos de referência para incentivar o turismo e melhorar a localização geográfica no Centro de Florianópolis.
Para completar, os profissionais sugerem a instalação de obras de arte, como esculturas de rua, e também a criação de galerias móveis, com o objetivo de humanizar o espaço e incentivar a cultura. “Para que a Felipe Schmidt deixe de ser apenas um local de passagem e torne-se também uma região de permanência das pessoas, nossa intenção é incentivar mais opções de alimentação em que seja possível sentar-se no lado externo do estabelecimento, apreciando o ritmo da cidade”, completa Juliana Castro.
Matéria produzida para o Blog FloripaHub.com
0 Comments