
Entrevista com a arquiteta Diana Macari
- Posted by sabrina
- On novembro 25, 2015
- 0 Comments
- Comunicaz, Diana Macari, MAC, textos Sabrina Domingos
Arquiteta e urbanista, proprietária do MAC Escritório de Arquitetura, trabalha com projetos de interiores e arquitetônicos há oito anos. Nessa entrevista ela nos conta um pouco das percepções sobre o mercado de Florianópolis, dá dicas sobre o que avaliar na hora de escolher um empreendimento e explica como planeja áreas de lazer em condomínios residenciais
O que você percebe de diferencial em Florianópolis relacionado com arquitetura e decoração?
Eu atendo clientes que moram na ilha, mas também clientes que possuem apartamentos apenas para veraneio. E percebo que mesmo quem vem a Florianópolis só para passar a temporada de férias investe no apartamento como se fosse a casa principal deles. Querem chegar na praia e ter o mesmo conforto de casa.
E quais são as principais solicitações desses clientes?
Hoje eu noto que há uma forte tendência pela integração dos ambientes, principalmente entre sala e cozinha. As pessoas estão recebendo mais amigos e familiares em casa, então surge esse desejo de ficar junto dos visitantes. E essa integração proporciona um melhor convívio em todo o momento.
O que eu noto também é que hoje, com a tecnologia, as pessoas têm mais possibilidade de trabalhar em casa. Por isso, espaços como home-office estão entrando no planejamento. Os clientes aproveitam para ficar em casa num período e ir para a empresa a tarde, por exemplo.
Você também trabalha com algumas construtoras e planeja áreas comuns de condomínios. O que leva em consideração na hora de projetar os ambientes?
Hoje as construtoras apostam muito nesses espaços e, como as pessoas têm um ritmo muito corrido durante a semana, desfrutar do lazer em casa no fim de semana é um diferencial muito procurado pelas famílias. Eu atuo mais na decoração de ambientes e definição das áreas comuns de alguns condomínios. Na hora de projetar, eu me preocupo muito em atender diversas faixas etárias e estilos de pessoas para tornar o empreendimento atrativo ao maior número de clientes.
E o que você sugere para um comprador prestar atenção na hora de escolher um empreendimento?
Eu acho que é sempre importante olhar com atenção a planta baixa para ver se irá se adequar a realidade de quem vai morar no apartamento. Posição solar é ponto muito importante de se avaliar antecipadamente para depois não ter uma surpresa de estar com um apartamento que não recebe iluminação adequada.
E as áreas comuns também, pois hoje os condomínios oferecem muitas opções. Então, se a pessoa gosta de cozinhar e receber amigos, por exemplo, é importante que tenha um apoio para isso: um salão de festas, um espaço gourmet; se gosta de praticar exercícios, verificar a academia. Enfim, eu sugiro olhar para esse empreendimento e verificar se ele se encaixa nas necessidades e nos hábitos dos proprietários.
Na prática, como funciona o seu trabalho de arquiteta com os clientes?
É um trabalho bem diversificado, que inclui desde uma consultoria para ir na loja escolher materiais e objetos com o cliente, até projetos completos com acompanhamento de execução de obras. Quando o cliente é mais atarefado ou não tem conhecimento específico, é muito válido contar com um profissional na hora de projetar, decorar ou reformar um imóvel. O suporte de um arquiteto muitas vezes evita que o cliente faça uma escolha errada e no final com certeza economiza.
0 Comments