
Cuidados na contratação de serviços terceirizados
- Posted by sabrina
- On 07/07/2013
- 0 Comments
- Back, Resgate histórico, textos Sabrina Domingos
(Resgate histórico de nossas pautas – por Sabrina Domingos)
Fpolis, março de 2013
Ao contratar uma empresa terceirizada para realizar serviços como limpeza, zeladoria, segurança e vigilância humana, os clientes contam com a vantagem de poder se concentrar na sua atividade-fim e deixar para a empresa a responsabilidade de selecionar, treinar, pagar remuneração, conceder vale transporte e alimentação, recolher encargos sociais, além de cuidar de todas as obrigações trabalhistas relativas à contratação, substituição e rescisão do empregado.
Apesar de representar uma grande facilidade, a terceirização de serviços também pode significar um risco para o tomador de serviço que não investiga a saúde financeira da empresa contratada.
Algumas prestadoras de serviços, ávidas para conquistar mercado, optam por reduzir preços drasticamente sem fazer provisões trabalhistas, ou utilizando-as de forma inadequada para cobrir outros custos ou formar seu próprio lucro. Essas provisões representam cerca de 15% do valor total de um contrato e são a garantia de que direitos como férias, 13º salário, substituições, avisos prévios e verbas rescisórias serão honrados.
Quando deixam de renovar contratos e de angariar novos, essas empresas não dispõem de reservas para a real finalidade a que se destinavam as provisões, tendo que recorrer a empréstimos bancários – quando não acabam simplesmente “dando o calote” no empregado e no cliente.
E é justamente neste ponto que as tomadoras de serviço precisam ficar atentas para evitar prejuízos futuros com ações trabalhistas através da responsabilidade subsidiária – pela qual a empresa que contrata a mão-de-obra terceirizada é responsabilizada no caso de a prestadora de serviço não cumprir com as obrigações trabalhistas.
O primeiro passo é certificar-se de que salários e encargos imediatos, como INSS e FGTS, sejam pagos ao trabalhador terceirizado, mas também é fundamental cobrar solidez e transparência das contratadas. O mercado exige a concorrência e o preço é um dos principais pontos avaliados nas disputas. Mas não é o único. Qualidade, seriedade empresarial, saúde financeira, compromisso com o trabalhador são alguns dos fatores que não podem ser negligenciados pelo tomador ao avaliar a parceria que vai estabelecer com a prestadora de serviços.
0 Comments