
Dia do Nutricionista: Alimentação interfere no rendimento dos alunos
- Posted by sabrina
- On 31/08/2016
- 0 Comments
- alimentação, Comunicaz, nutricionista, Nutriplus, Risotolândia, SIERC/SC, textos Sabrina Domingos
O papel dos nutricionistas é fundamental na hora de definir o cardápio de crianças em idade escolar. Em SC, todas as escolas estaduais contam com o trabalho desses profissionais especializados no preparo das refeições
Chocolates, biscoitos e refrigerantes fazem parte do lanche de muitas crianças em idade escolar, uma realidade que pode prejudicar tanto a saúde quanto o desempenho dos alunos. Nesta quarta-feira, 31 de agosto, comemora-se o dia do Nutricionista, profissional que está presente em toda a rede pública estadual de Santa Catarina para ajudar a lidar com questões como obesidade, desnutrição e maus hábitos alimentares.
Com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos estudantes, as refeições são preparadas por empresas especializadas, levando em conta as necessidades diárias de nutrientes e a valorização de alimentos saudáveis – tudo sob a coordenação de nutricionistas.
“Tanto a falta de comida quanto o excesso, no caso alimentos industrializados e altamente processados, podem interferir no rendimento escolar das crianças, que precisam estar bem alimentadas para compreender adequadamente o conteúdo ensinado pelos professores”, afirma Antonio Valini, gerente de comunicação da Nutriplus, empresa responsável pelo fornecimento de refeições a 562 escolas no Estado.
Essa percepção é confirmada por uma pesquisa feita na Finlândia e publicada no Jornal Britânico de Nutrição sobre a relação entre comida e cognição. O estudo indica que o alto consumo de vegetais, frutas, peixes, grãos e cereais, mesmo com baixa ingestão de carne, está associado à uma melhor capacidade de aprendizagem.
“Esse equilíbrio é que buscamos levar em cada prato preparado, pois sabemos que, em alguns casos, os alimentos servidos na escola se tornam a principal refeição da criança”, afirma a nutricionista Renata Maluly, gerente de operações na Risotolândia, empresa de refeições coletivas com mais de 200 profissionais de Nutrição.
Papel de destaque
Além de programar, elaborar e avaliar os cardápios servidos nas escolas, os nutricionistas das empresas terceirizadas, juntamente com a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação do Estado, são responsáveis por cuidar de dietas especiais. Alunos com diabetes, com intolerância a glúten ou lactose, entre outras necessidades específicas, recebem refeições adequadas às restrições alimentares.
Outra função assumida pelos nutricionistas em conjunto com a unidade escolar é a de ensinar aos estudantes a importância dos alimentos saudáveis. Por meio de campanhas educacionais e projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, as equipes de nutricionistas trabalham a conscientização e o engajamento das crianças em prol de uma alimentação rica em sabor e em nutrientes.
0 Comments