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Orsitec: 30 anos contabilizando responsabilidade e ética

  • Posted by sabrina
  • On 08/08/2013
  • 0 Comments

(Resgate histórico de nossas pautas – por Sabrina Domingos)


Fpolis, agosto de 2011.


Mudar para ser a mesma

Quando a Orsitec foi criada, há 30 anos, as ciências contábeis já estavam firmadas no Brasil. O conturbado momento político e econômico pelo qual passava o país foi propício para o nascimento da empresa, que uma vez lidando com a contabilidade, aprendeu a não só executar puramente o ofício, mas também adotar um comportamento exemplar, de transparência e responsabilidade na década de 1980.

Incorporada ao mercado catarinense desde setembro de 1981, a Orsitec provou que uma gestão controlada e correta com as obrigações fiscais e trabalhistas tem na contabilidade uma excelente ferramenta, o que acabou por mudar a cultura de muitos empreendimentos. Nesses 30 anos, a empresa contabiliza 10.957 dias em seu banco de serviços e, olhando para trás, abrem-se as cortinas de um período em que não faltaram grandes momentos, conquistados pela audácia de permanecer ético em um tempo no qual a esperteza é muitas vezes vista como oposição à verdade.

Nascimento

“Eu tinha certeza de que se fizesse bem feito, daria certo”.

José Carlos da Silva, diretor e fundador da Orsitec

O diretor da Orsitec, José Carlos da Silva, é o mesmo garoto que, aos 17 anos, fundou a empresa com a certeza de o resultado daquele negócio seria promissor. Emancipado pelos pais, alugou uma sala comercial e, com equipamentos de escritórios doados por amigos, iniciou a Orsitec. Os primeiros clientes foram duas empresas para as quais já prestava serviços de contabilidade desde os 15 anos em uma imobiliária. A firma que começou com apenas um funcionário, hoje conta com 86 colaboradores e cinco sócios.

Evolução

Ainda um empresário iniciante, José Carlos enfrentou dificuldades como a falta de capital de giro e as altas taxas de juros, que restringiam os investimentos ousados para gerenciar a empresa e atrair outros clientes. Na época em que as consequências da dívida externa, a inflação e a crise do Estado perturbavam a economia, o jovem de 17 anos precisou trabalhar com determinação para provar que a Orsitec seria de confiança.

“O segredo foi não ter medo do desafio e fazer o trabalho com qualidade, decidido do que iria conquistar” conta José Carlos. Com o progresso no mercado e a adoção de novos clientes, a Orsitec acabou por desenvolver-se sozinha, com uma propaganda eficiente através dos serviços prestados. A notoriedade veio em 1991, com a conquista do primeiro grande cliente, que projetou a Orsitec nacionalmente e lançou a empresa em outro patamar de crescimento.

Durante esses 30 anos de história, A Orsitec passou por seis endereços, todos na parte continental da Grande Florianópolis. O primeiro, na Rua Olavo Bilac, no Estreito, foi uma pequena sala alugada por José Carlos para iniciar o empreendimento. Depois vieram os da Rua Manoel de Oliveira Ramos e o da Rua General Eurico Gaspar Dutra. Este último, localizado em um prédio residencial, foi a sede mais diversa da Orsitec: os cômodos do apartamento (cozinha, sala, quartos) foram transformados em escritórios para trabalho. Na área de serviço funcionava a cozinha, onde chefe e funcionários faziam as pausas para o café.

A partir de 1994, a empresa só contou com sedes próprias. A primeira, no terceiro andar do edifício Osni Reges, na Rua Belmira Isabel Martins, comportou por algum tempo o tamanho da empresa que, em expansão, logo precisou de outro local. O próximo endereço, na região da Praia Comprida, em São José, foi o único não situado em Florianópolis. A construção da segunda e atual sede da Orsitec se deu em 2006 e a empresa agora conta com um edifício próprio, com área de 1.380 m² na Rua Afonso Pena, no bairro Estreito.

Responsabilidade

Consciente de seu papel na sociedade, a Orsitec tem ações sociais organizadas e envolvidas com a comunidade em que está inserida. Entre as iniciativas, destacam-se os trabalhos de conscientização para a criação de uma cultura de convívio com os colaboradores, clientes e fornecedores, voltada para a responsabilidade social. O objetivo é fazer a diferença na vida de cada beneficiado pelas atitudes solidárias da Orsitec, buscando assim atingir mais pessoas e organizações que, incentivadas pela empresa, sigam o mesmo exemplo.

Entre as ações de ajuda, destacam-se auxílios a creches, asilos e entidades beneficentes por meio de doação de roupas e presentes, realização de eventos e atividades recreativas. “Sempre vi a empresa como função social”, diz José Carlos da Silva, que incentiva os funcionários a colaborar inclusive na época de tragédias, como as recentes enchentes que assolaram o país em diversos estados.

A Orsitec também faz parte do Programa Empresa Cidadã, que confere às funcionárias um aumento de dois meses na licença maternidade, de quatro para seis meses. O programa favorece tanto mães biológicas quanto adotivas.

Visão interna

Ainda iniciante no ramo da contabilidade, José Carlos conheceu Ivani Salete Cardoso dos Santos, que morava na casa ao lado da primeira sede da Orsitec. “Quando o ‘Zé’ ficava até altas horas da madrugada no escritório, trabalhando sozinho na contabilidade dos clientes, eu lhe fazia companhia”, conta Ivani, que na época era funcionária de uma empresa cliente da Orsitec. Os dois beberam muitas xícaras de café e partilharam muitas refeições naquele local.

Anos mais tarde, Ivani reencontrou José Carlos e passou a trabalhar no Departamento Pessoal da Orsitec, onde está há 18 anos. “A única coisa que não mudou, até hoje, é a forma com que o ‘Zé’ trata os colaboradores. Sempre com muito respeito e atenção, ele mesmo se faz acessível para todos”, relata.

O mesmo sentimento expressa a funcionária Ana Lucia Martins Vieira. “A energia do ‘Zé’ incentiva as pessoas a se esforçarem, darem o seu melhor. Comecei jovem na Orsitec e hoje tenho uma longa bagagem profissional”, conta.

Após ler um anúncio no jornal, em 1989, Ana Lucia entrava na Orsitec para uma entrevista de emprego com o próprio José Carlos. “Lembro-me de que já na entrevista fiquei bem impressionada. Na época, a empresa funcionava em um pequeno escritório, com cinco funcionários e apenas um computador. Mas o ‘Zé’, sentado em uma mesa grande e cercado de livros, tinha o mesmo caráter decisivo de hoje”, avalia Ana Lucia. Inicialmente contratada como secretária de José Carlos, ela recorda da dificuldade em realizar todos os trabalhos manualmente, antes da modernização do escritório. Duas décadas depois, atua como supervisora do setor fiscal da Orsitec.

Ivani e Ana Lucia unem suas próprias histórias para contar a da empresa em que, juntas, contabilizam mais de sete mil dias de serviços prestados. Quase tanto quanto a experiência profissional, a postura do fundador da empresa foi um dos maiores aprendizados, como não cansam de repetir.

Além da pontualidade nos compromissos com os funcionários, o investimento intelectual é um dos pontos mais elogiados pelos colaboradores da Orsitec. Ao participarem de cursos e congressos, eles têm a oportunidade de evoluir em capacitação e atualização, contribuindo para os bons resultados na execução dos serviços e estimulando outros progressos.

Uma das conquistas dos trabalhadores foi a criação de um grêmio, pelo qual podem sugerir e reivindicar temas de assuntos gerais. Uma vez por mês, representantes de cada setor da empresa reúnem-se para trazer os resultados corporativos e analisar a opinião dos colaboradores sobre o que pode ser transformado. “Temos liberdade dentro da empresa e a confiança do diretor. Isso torna o trabalho de respeitar e orientar o cliente muito mais fácil” finaliza Ana Lucia.

Visão empreendedora

Muitas são as definições sobre o sucesso nos negócios. Quando se sabe o verdadeiro objetivo profissional, é possível ter uma noção se o caminho trilhado está ajudando ou dificultando o alcance das metas pretendidas. Independente das impressões pessoais, existem hábitos e competências reconhecidamente necessários para a obtenção de resultados. “A continuidade do negócio se dá em cima da postura de quem comanda” diz José Carlos sobre a Orsitec. “O mercado precisa te conhecer e você precisa transmitir confiança e respeito, além de tratar bem a todos, igualmente” completa.

Obstinado, o diretor sempre pensou em longo prazo e não se aventurava – o importante era ter e transmitir credibilidade no mercado e ser responsável com terceiros. “Dinheiro não aceita desaforo, não temos que procurar ‘dar um jeitinho’ para as coisas, mas sim ter responsabilidade e atuar com ética”, define José Carlos. Com o crescimento da Orsitec, ele aproveitou para integrar os funcionários como sócios da empresa, tática que considera fundamental para o atual prestígio, pois desse modo, a responsabilidade é assumida por um grupo de pessoas.

Inicialmente centralizada na figura do fundador, um dos maiores progressos da empresa foi a divisão das tarefas e a criação de diversos setores, distribuindo não só os serviços como também os resultados. Mais madura em conhecimento e experiência, a Orsitec de hoje está cheia de ideias para o futuro, estudando outros desempenhos, implantando novas ferramentas de gestão, evoluindo e buscando estar lado a lado nas mudanças da área em que atua.

 

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